Os 2 melhores livros que li em 2023.
- Paulo Vinnicius

- 10 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Livros que podem te ajudar a ser mais produtivo nos negócios e claro afinar sua comunicação seja corporativa, pessoal ou consigo mesmo.
O Essencialismo de Greg McKeown que nos entrega o básico sobre organização, tempo e produtividade de forma tão didática a ponto de nos fazer ver o assunto como se fosse algo novo.

Um dos pontos altos no livro está logo no começo quando ele ilustra como desperdiçamos energia quando estamos tentando abraçar o mundo.
( Imagem Anexa )
Perdemos o entendimento de que podemos e devemos ser mais seletivos, escolher um nicho específico e trabalharmos para sermos bons ali. Esquecemos que escolher clientes potenciais e demitir alguns também te faz economizar energia.
Colocar a maior parte da nossa energia em um único projeto nos ajuda a dar passos maiores e mais rápidos numa única direção. Faz com que a gente e seja quem estiver por perto consiga ver progresso com mais facilidade tornando-nos mais motivados a cada dia.
Em contra partida, quando dissipamos energia em muitas coisas, temos a impressão de que não estamos saindo do lugar em nada que fazemos.
De modo geral, o livro de Greg também nos ajuda tomar decisões com mais rapidez com recursos simples de mentalidade do tipo: Se está indeciso, é porque a resposta é NÃO.
Eu não concordo 100% ainda com esse pensamento. Estou colocando em prática para ver se a médio prazo me torno mais eficiente nas minhas decisões.
Mas se você é alguém com funções de liderança e relacionamento, trata-se de uma leitura indispensável para te ajudar a ser mais estratégico para que possa sim ser cada dia mais ASSERTIVO.
Esse livro de alguma forma vai te ajudar a ter mais paz.
O Segundo livro que li foi o 48 leis do Poder de Robert Greene.
Olha, este foi um livro que mexeu com as minhas entranhas. Loucura o que tem contido ali. Talvez devesse ser proibido. Talvez tenha sido em algum tempo.
Este é o livro que faz com que pessoas boas quase se tornem más e faz com que pessoas más se tornem horríveis. É preciso ter estômago. Acredite.
A luz do material está nos pontos que ilustram cada método porque são em sua maioria fatos históricos do mundo principalmente no que tange grandes negociações de guerra ou não, mas quase sempre com celebridades e personagens que você com certeza irá se surpreender.
É um livro para te deixar insuportável, rs porém bem mais forte e com mais recursos para lidar com os picaretas do dia à dia corporativo, se você não for um deles, claro.
Recomendo demais a leitura, se você sabe quem é e se quer ter uma comunicação poderosa e estratégica.
Se você tem estômago e se é um ser humano responsável, não espere.
E você, já leu algum desses dois livros?




Comentários